Hospital São Luiz promove ação de conscientização dos direitos da mulher

Em parceria com o poder público, unidade realizou palestra especial sobre a Lei Maria da Penha

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8/3), o Hospital São Luiz, unidade própria da Pró-Saúde em Cáceres (MT), programou homenagens ao longo da semana e uma palestra especial com o tema “Conscientização e Base sobre a Lei Maria da Penha”.  A ação foi realizada pela Drª Judá Maali Pinheiro Marcondes, Delegada Titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso de Cáceres-MT, que a convite do hospital, ministrou uma palestra para as colaboradoras do HSL.

Em sua apresentação, a palestrante apresentou os tipos de violência contra a mulher, medidas protetivas existentes, os crimes e as penas previstas na lei. Além disso, explicou como funciona o ciclo de violência vivenciado por casais e as causas do silêncio mantido por muitas vítimas. Em seguida, abordou em detalhes a aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

A palestrante também mencionou a dificuldade da mulher para denunciar seu agressor após a primeira agressão. “Geralmente é uma mulher humilhada demais para denunciar, machucada demais para reagir, com muito medo para acusar ou dependente emocional e financeiramente para ir embora”, explicou a Delegada Judá Maali, que encerrou sua palestra pedindo a quebra dos tabus e preconceitos que cercam o assunto da violência contra a mulher e estimulando o empoderamento feminino.

A presidente do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) da unidade, Ana Alice Sampaio, destacou a importância do evento para o Hospital São Luiz. “Nosso principal objetivo ao trazer esta palestra é o resgate da autoestima da mulher e conscientização do seu próprio valor. Além disso, o HSL quer se manter ativo e presente com a sociedade, por isso, convidamos a Delegada Judá Maali, representante do Poder Público, para estar aqui conosco hoje, trazendo informações sobre os direitos das mulheres e alertando em relação a importância de denunciar a violência”, concluiu Ana.

O evento foi promovido pelo GTH, que realiza ao longo do ano diversas ações no cotidiano do trabalho, para trazer informações e conscientização aos colaboradores e pacientes da unidade.

O Hospital São Luiz conta com 156 leitos e presta atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica, Obstetrícia, Ginecologia, Pediatria, UTI Neonatal e UTI Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico. Além destes, agora dispõe também de um novo serviço, o Pronto Atendimento Ortopédico, 24h, inclusive finais de semana e feriados. A unidade está localizada na Rua Padre Cassemiro, nº 2790 – Centro, Cáceres (MT).